As violas

         Ovation      Gibson         Ibañez           Alvarez              Esteve         Silent       Stratocaster

Ovation - é uma viola clássica, de caixa grande e cordas de nylon; especialmente indicada para dedilhados, peças de música clássica e harpejos; electro-acústica de origem.

Gibson - viola eléctrica fabricada nos anos sessenta do século passado; é uma das primeiras violas da sua série; foi recuperada primorosamente pelo meu amigo Gil Oliveira, "refretada", etc., continua com um som extraordinário.

Ibañez - viola folk de caixa grande e cordas de aço; mais indicada para música com mais ritmo e solos acústicos; acústica de origem, modificada pelo Gil e transformada em electro-acústica.

Alvarez - eléctrica "bacalhau", tal como a Gibson; já pouco toco nela; merece realce o solo da primeira versão do "Caçador", feito com ela.

Esteve - clássica, cordas de nylon, modelo 11, um dos topos da gama da marca; adquirida em 2008 como viola acústica, depois transformada em electro-acústica pelo Gil Oliveira; esta viola é utilizada em quase todas as faixas do disco de 2008.

Silent - clássica, cordas de nylon, um primor de tecnologia fabricada pela Yamaha; ainda não gravei nada com ela.

Stratocaster – comprei-a em meados de Novembro/2009 e já percebi que é uma grande viola e porque é que tantos guitarristas gostam dela; esta é uma Squier Classic Vibe conhecida pela designação de “Lake Placid Blue” que tem um belo som, muito parecido com o da Fender Stratocaster; a acção dos dedos é muito macia, o braço nacarado é soberbo.
Com ela gravei praticamente todo o álbum de 2010 - ShadowCaster..

Voltar