Letras de canções

Hoje em dia é muito fácil obter pela Internet a letra de qualquer canção de que nos lembremos.

Basta posicionar o navegador no endereço do Google (www.google.com ou www.google.pt ) e colocar na caixa de diálogo a expressão nome da canção+lyrics ou nome da canção+letra, se for uma canção portuguesa ou brasileira - o uso da palavra inglesa "lyrics" é importante porque mesmo as canções francesas, portuguesas ou brasileiras estão frequentemente em sites de língua inglesa, pelo que estarão referenciadas como "lyrics".

Se o nome da canção for vulgar ou de uma ou duas palavras, para apertar a condição de busca pode-se introduzir um dos apelidos do autor da música, por exemplo I used to be a king+lyrics+Nash ou harvest+lyrics+Young.

Aberta a página onde está a canção, segue-se uma operação de Copiar e Colar.

Normalmente copio a letra para um editor de texto simples (o Notepad do Windows, que desformata o texto, tornando-o em texto simples) e só depois o passo para "Word", onde lhe darei o tratamento final antes da impressão.
Isso evitará que o texto "colado" mantenha as formatações das página de onde foi copiado, que normalmente são inadequadas para a impressão.

Tablaturas

Com as tablaturas a pesquisa inicial é semelhante, com a diferença de que em vez de se colocar a palavra "lyrics" na caixa de diálogo se deve colocar a palavra "tablature" ou simplesmente "tab".

Para além das tablaturas de texto, que podem ser abertas em "Word", eu costumo utilizar tablaturas em formato Guitar Pro.

O Guitar Pro é um programa barato que tem uma série de funcionalidades que me agradam - pode tocar a música à medida que a tablatura se desenrola perante os nossos olhos, pode alterar o tom subindo-o ou descendo-o de acordo com as nossas preferências, exibe opcionalmente o braço da viola mostrando os locais onde os dedos devem tocar, etc..
Este programa abre também as tablaturas que estão em formato "PowerTab".

São raras as canções e melodias que não têm uma ou mais tablaturas livremente acessíveis na Internet.

 

Voltar